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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24638
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Título: | A formação continuada dos professores do ensino superior na modalidade EaD/UFPB: um olhar sobre as políticas públicas e concepções docentes |
Autor(es): | SOUZA, Jociano Coêlho de |
Palavras-chave: | Formação continuada de professores; Concepções docentes; Políticas Públicas; Educação à distância |
Data do documento: | 21-Fev-2017 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | O presente estudo teve o objetivo de analisar como a formação continuada dos professores da modalidade EaD está expressa no campo das políticas públicas institucionais e como a mesma é refletida nas concepções docentes. No aporte teórico, apresentamos uma discussão sobre alguns conceitos da educação a distância, a partir de uma breve retrospectiva histórica, visando alcançar um olhar mais afinado sobre a evolução dos diferentes modelos de EaD. Discutimos também sobre as concepções existentes em relação à formação continuada de professores, levando a abordagem para o campo da Educação a Distância, com uma contextualização baseada em teóricos como Nóvoa (1992, 1995, 1999, 2002), Imbernón (2010), Tardif (2002), Gatti (2008), Gómez (1992), Terrazzan e Santos (2007), Schön (1992) e Candau (1996). No plano metodológico, a opção foi pela abordagem qualitativa, com caráter exploratório e descritivo. Os dados foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas, corroboradas pelo registro de anotações e gravações da fala de um grupo de dez professores em exercício, nos cursos superiores da modalidade EaD (UFPB). A análise documental também foi utilizada como instrumento de coleta de dados para identificar as concepções de formação continuada que estavam expressas nos documentos oficiais. Os resultados apontaram para a predominância da concepção ligada à ideia de atualização pedagógica da formação continuada, nas falas dos professores, embora haja uma pequena tendência à mobilização de concepções que se apoiam em um modelo de formação mais emancipador que leva à reflexão sobre a prática e que denominamos processos reflexivos. Também constatamos nas falas dos professores e nos documentos analisados a concepção técnico-pedagógica de formação continuada, que surge como um processo realizado com o intuito de “capacitar” o docente para a utilização do ambiente virtual de aprendizagem, devendo ocorrer por meio da instrumentalização de ferramentas necessárias para o exercício da docência online. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24638 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
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